Companheiros, no dia 25/04 iniciamos a Campanha Salarial/2024 com a realização da Assembleia onde a categoria aprovou a pauta de reivindicações para esta Data Base.
Muitas Assembleias serão realizadas para divulgar as informações necessárias, organizar os trabalhadores e decidir os rumos e as estratégias a serem adotadas nesta Campanha conforme se der o andamento das negociações e o posicionamento da bancada patronal.
Ao longo desses anos, o Sindicato dos Metalúrgicos de Matão vem se empenhando na busca dos melhores resultados, seja para incluir ou manter Cláusulas Sociais e Protetivas, seja por um maior índice de aumento real nos salários, Abono e outros benefícios. O objetivo é sempre proporcionar melhores condições de trabalho e de vida para TODOS os metalúrgicos e suas famílias.
Mas a manutenção da luta sindical, que historicamente alcançou inúmeras vitórias, tem custo. Esse custo seria melhor distribuído se todos os trabalhadores fossem associados, mas não é essa a nossa realidade.
Por algumas razões, inclusive medo de perseguição, uma parte da categoria prefere contribuir sem se associar. Isso nós respeitamos, pois, esses companheiros dividem os custos e bancam a sua parte!
Infelizmente, uma pequena parcela não abraça a causa e insiste em querer usufruir dos benefícios conquistados sem contribuir. Ora, tudo tem limite!
Pois bem, o Sindicato vem dando passos para que esses trabalhadores entendam que somente unidos somos fortes e individualmente somos massacrados pelo sistema.
O primeiro foi a redução do custo entre os associados e os não sócios, que era praticamente 3 vezes mais pesado aos associados. Hoje a diferença é bem menor e mais justa, pois todos usufruem dos mesmos direitos conquistados.
Em seguida, foi estipulado um teto para desconto da Taxa de Custeio/Negocial, o que reduziu um pouco mais o desconto tanto do sócio quanto do não sócio.
Agora, pretendemos reduzir mais um pouco, mas será necessária a participação de todos para que isso aconteça, especialmente daquela pequena parcela que insiste em se opor as contribuições.
Entendemos que chegou o momento deles se decidirem se estão conosco ou não estaremos com eles.
Oras, se todos usufruem, nada mais justo que todos colaborem. Isso possibilitará reduzir o valor, dividindo melhor o peso, ou acham que vamos continuar a carregá-los??? PENSEM NISSO!!!
Além dessa questão, estaremos tratando de vários pontos importantes dentro das negociações desta Campanha Salarial: Redução da Jornada de Trabalho, Aumento Real no Salários, Abono, PLR, Plano de Cargos e Salários, Ticket alimentação, Cesta Básica, Subsídio em medicamentos, melhorias no Plano Médico e odontológico, melhores condições de trabalho e combate ao assédio Moral, entre outros.
O objetivo da FEM-CUT e do nosso Sindicato é concluir as negociações e ter as Convenções assinadas até o final de agosto, caso isso não aconteça serão iniciadas manifestações e até mesmo greve.
Companheiros/as, vamos juntos e organizados iniciar essas negociações que definirão como serão as condições e o valor de nosso trabalho. Só com muita união e luta alcançaremos um bom resultado.