A rodada acontece, às 14h, na Fiesp. Já estão agendadas na próxima semana rodadas com G8 e Estamparia
Entrega de pauta ao Grupo 2 - Dorival (presidente- Itu), Hernani (presidente-Taubaté), Luizão (FEM) e Hiroyuki Sato (diretor do Sindimaq) foto: Adonis Guerra/SMABC
Publicado em: 28/07/2015
O Grupo 2 (que reúne os setores de máquinas e eletrônicos) é a terceira bancada patronal que a FEM-CUT/SP iniciará a negociação da Campanha Salarial. A rodada acontece nesta quinta-feira (30), na sede da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica, às 14h, no 7º andar.
Do total de 200 mil metalúrgicos em Campanha na base da FEM no Estado de São Paulo, 41% trabalham nas empresas ligadas aos setores de máquinas e eletrônicos.
Também na quinta, a Federação continuará a negociação com o setor de Fundição, às 10h, na sede do Sindicato da Indústria de Fundição do Estado de São Paulo (Sifesp). A Federação e a Fundição darão continuidade ao debate das cláusulas sociais, principal destaque da pauta de reivindicações da FEM neste ano.
Até o momento, a Federação iniciou as negociações da Campanha Salarial com as bancadas patronais do Grupo 3 (autopeças, forjaria e parafusos), Fundição e agora na quinta com o G2.
Na próxima semana, iniciarão as negociações com os setores de Estamparia e Grupo 8, ambas acontecerão no dia 5 de agosto, na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP). Ainda falta agendar a bancada do Grupo 10.
Principais reivindicações
Os metalúrgicos da CUT no Estado de São Paulo aprovaram como principais bandeiras de lutas: 40 horas semanais; a reposição da inflação e aumento real; a unificação e valorização dos pisos e a valorização das cláusulas sociais. O slogan da Campanha é “Nenhum Direito a Menos e Mais Avanços Sociais”.
As cláusulas sociais serão o destaque. Foram apresentadas mais de 30 contribuições que vieram das Plenárias Regionais realizadas em Monte Alto, Itu e Taubaté que propõem melhorias nas cláusulas pré-existentes (que estão em vigor nas Convenções Coletivas de Trabalho) e a inclusão de novos direitos.
“Queremos uniformizar as nossas cláusulas pelo o que temos de melhor em cada grupo”, explica Luizão.
Perfil dos setores metalúrgicos base FEM-CUT/SP
A Federação negocia com seis bancadas patronais: Grupo 2 (máquinas e eletrônicos); Grupo 3 (autopeças, forjaria, parafusos); Grupo 8 (trefilação, laminação de metais ferrosos; refrigeração, equipamentos ferroviários, rodoviários entre outros); Grupo 10 (lâmpadas, equipamentos odontológicos, iluminação, material bélico entre outros); Estamparia e Fundição.
A data-base do ramo metalúrgico cutista é 1º de setembro e estarão em Campanha aproximadamente 200 mil trabalhadores na base da FEM no Estado.
Agendas de negociação da FEM-CUT/SP
FEM e Fundição
Data: 30 de julho (quinta-feira)
Horário: 10h
Local: Sifesp – Av. Paulista, 20º andar
FEM e G2
Data: 30 de julho (quinta-feira)
Horário:14h
Local: Abinee – Av. Paulista, 1313 – 7º andar
Viviane Barbosa, Assessora de Imprensa da FEM-CUT/SP
Agência de notícias da FEM-CUT/SP
Redação: [email protected]–[email protected]
Editora-chefe: Viviane Barbosa - Mtb 28121
Redatora: Vanessa Barboza - Mtb 74572
Siga-nos: www.twitter.com/femcut
Facebook: www.facebook.com/fem.cutsp