Fique por dentro
     

Notícias

CAMPANHA SALARIAL 2022 - TRABALHADORES DA BALDAN E MARCHESAN REPROVAM REAJUSTE DE 12 %.

01/09/2022

 

              

                                                                                               CAMPANHA SALARIAL / 2022

Companheiras/os...  As negociações para renovação da Convenção Coletiva estadual continuam, mas sem avanços significativos. A maioria dos Grupos Patronais estão oferecendo a renovação das cláusulas sociais por 1 ou 2 anos, dependendo do grupo, e a reposição da inflação do período de forma parcelada. Alguns Grupos oferecem o INPC em uma única vez. ISSO É MUITO POUCO!!!

 

Nos dias 29 e 30/08, foram votadas e reprovadas as propostas da Marchesan e Baldan, respectivamente. As empresas ofereceram reajuste salarial de 12%  (INPC + aumento real) a partir de 1º setembro/22, Abono de R$1.400,00, renovação das cláusulas sociais e protetivas por 02 anos e melhorias nas faixas salariais a partir de janeiro de 2023.

 

Embora estas propostas estejam acima dos acordos realizados no Brasil e daquilo que está sendo tratado no âmbito estadual, elas ainda não atingem as expectativas do Sindicato.

 

Para fazer frente ao aumento no custo de vida é preciso melhorar as condições do acordo. Assim, Sindicato e trabalhadores da categoria pretendem: 1. Maior índice de reajuste salarial; 2. Aumento no valor do abono; 3. Estabelecer critérios mais simples e tempo definido para promoção salarial, com no máximo 4 faixas salariais, além de uma bonificação por antiguidade a ser concedida a cada 5 anos de empresa.

 

No atual cenário político e econômico de retirada de direitos (reforma trabalhista, previdenciária, terceirização e MPs que precarizam as condições de trabalho), o Sindicato vem lutando para manter conquistas históricas da categoria e diminuir os reflexos negativos sobre os metalúrgicos de nossa cidade.

 

INFELIZMENTE, vem crescendo o número de trabalhadores sujeitos a contratos intermitentes, por tempo determinado ou que prestam serviços como MEIs e perderam quase todos os seus direitos. Também aumentou a quantidade de trabalhadores prejudicados em seu “acerto de contas”, pois a alteração na Lei desobrigou as empresas a fazer as homologações no Sindicato.

 

Por isso, LEMBRAMOS a todos os trabalhadores que qualquer proposta que não garanta as cláusulas sociais e protetivas, NÃO É FAVORÁVEL AOS TRABALHADORES, ainda que os valores e índices sejam maiores. Aprovar uma proposta sem essa garantia e ficar sem proteção e a mercê do patrão.

 

                                             AS NEGOCIAÇÕES CONTINUAM.... precisamos de todos unidos e organizados. Juntos vamos à luta!

                                                                                                                        A Diretoria.

                           
                                           CAMPANHA SALARIAL/2022: “Juntos pela reconstrução dos direitos, dos salários, da democracia e do país”

                

                                                                    

       

    


•  Veja outras informações
 
SINDICATO DOS METALÚRGICOS DE MATÃO
Rua Sinharinha Frota, 798 - Centro - Cep 15990-060 - Matão / SP
Fone: (16) 3382-5944 / E-mail: atendimento@metalurgicosdematao.org.br