Fique por dentro
   

Notícias

Sindicato Luta Para Implantação do Plano de Cargos e Salários

28/06/2011

Em estratégia de luta definida pela diretoria no início de 2010 ficou definido, entre outras diretrizes a luta pela implantação do plano de cargos e salários em todas as empresas metalúrgicas de Matão.

Esta meta é importante, pois visa combater a rotatividade (demissão de quem ganha mais para contratação com salários menores) e as desigualdades no pagamento de salários para trabalhadores que fazem as mesmas funções na empresa. Favorece ainda a eliminação de se conseguir aumento salarial por ser o “preferido” do chefe ou do patrão.
Situação essa tão presente ao longo de décadas nas empresas de nossa cidade. Revelando assim, uma forma amadora de se administrar e se aplicar uma política salarial que, muitas vezes, se tem por critério mais a afinidade, grau de parentesco ou “apadrinhamento” do que a competência profissional do trabalhador.
Isso é profundamente prejudicial não só ao trabalhador, mas também para a empresa, uma vez que sem critérios objetivos a serem aplicados, permite que o encarregado, chefe ou patrão conceda aumentos salariais a seus protegidos.
Dessa forma iniciamos várias negociações junto às empresas e assembléias com os trabalhadores na busca de implantar uma política salarial com critérios estabelecidos e negociados com os trabalhadores, na intenção de eliminar esta prática tão prejudicial presente em nossa categoria.
Estamos em um momento importante e precisamos nos organizar ainda mais para forçar as empresas em abrir a discussão das regras e dos valores a serem pagas a cada função dentro do plano a ser implantado.
Por isso fique sempre atento ao que está acontecendo a respeito deste assunto não só na sua empresa como em outras da nossa categoria.
Lembramos que foi solicitado ao DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócioeconômicos) pela direção do Sindicato, uma pesquisa do valor de mercado pago para cada função, comparando as empresas de nossa cidade e da região.
O estudo deverá ser concluído em julho e assim divulgaremos e debateremos o tema com maior profundidade.
Algumas empresas se comprometeram em implantar o Plano de Cargos e Salários, no entanto estão buscando de todas as formas fazê–lo sem negociação com os trabalhadores e o Sindicato.ESTAMOS ATENTOS.


•  Veja outras informações
 
SINDICATO DOS METALÚRGICOS DE MATÃO
Rua Sinharinha Frota, 798 - Centro - Cep 15990-060 - Matão / SP
Fone: (16) 3382-5944 / E-mail: atendimento@metalurgicosdematao.org.br