Fique por dentro
     

Notícias

FEM-CUT/SP realizará reunião para debater criação do Coletivo de Combate ao Racismo

04/09/2015

Atividade acontece, no dia 10 de setembro, na sede da Federação, em São Bernardo

foto: Obra Operários, de Tarsila do Amaral foto: Obra Operários, de Tarsila do Amaral 
 

Publicação: 25/08/2015

A FEM-CUT/SP irá promover, no dia 10 de setembro, uma reunião com dirigentes dos sindicatos metalúrgicos filiados para debater políticas de combate à discriminação racial no mundo do trabalho.

Organizada pela Secretaria de Políticas Sociais da Federação, a atividade acontecerá na sede da FEM, em São Bernardo, e tem por objetivo organizar a formação do Coletivo sobre a Questão Racial.

Para o dirigente da pasta, Edivaldo José de Moura, o Pula-Pula, atualmente os negros, mulheres e pessoas com deficiência sofrem muita discriminação nos locais de trabalho. “Nosso papel é conscientizar os trabalhadores e a sociedade para que acolham o tema do combate à discriminação, exigindo respeito e igualdade para todos”, frisa.

Dados

Levantamento da Subseção do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) na FEM-CUT/SP comprova a discriminação racial no chão de fábrica.

Cerca de 18,6% dos trabalhadores (as) metalúrgicos(as) na base da Federação no Estado são negros(as) e recebem em média 25,9% a menos que os brancos(as).

Já as mulheres 16,5% representam a categoria metalúrgica, entre elas, 15,4% são negras e recebem 28% a menos que as não negras. Em comparação ao trabalhador branco, a diferença na média chega a 50,2%. Os dados são do Ministério do Trabalho e Emprego/Rais 2013.

Fortalecimento

Pula-Pula reforçou  que é importante fortalecer os Coletivos  consolidados na FEM, citando como exemplos o das Mulheres e Juventude, e iniciar novas discussões para incluir as pessoas com deficiência, o combate ao racismo e LGBT. “Esperamos nesta reunião do dia 10 avançar nesse debate em conjunto com os nossos sindicatos filiados”, concluiu.
 

Reunião Secretaria de Políticas Sociais da FEM-CUT/SP
Data: 10 de setembro (quinta-feira)
Horário: 9h00
Local: Av. Antártico, 480 - Jardim do Mar - São Bernardo do Campo/SP
Informações: (11) 4122-7714 com o assessor Palma


Viviane Barbosa, da Redação da FEM/CUT-SP

 

Agência de notícias da  FEM-CUT/SP
Redação: imprensa@fem.org.brjornalismo@midiaconsulte.com.br
Editora-chefe: Viviane Barbosa - Mtb 28121
Redatora: Vanessa Barboza - Mtb 74572

Siga-nos: www.twitter.com/femcut
Facebook: www.facebook.com/fem.cutsp


•  Veja outras informações
 
SINDICATO DOS METALÚRGICOS DE MATÃO
Rua Sinharinha Frota, 798 - Centro - Cep 15990-060 - Matão / SP
Fone: (16) 3382-5944 / E-mail: atendimento@metalurgicosdematao.org.br