Fique por dentro
     

Notícias

ABC:

02/07/2015

A frase é do Chalita sobre o programa A Chance to Play

Aluna participa do projeto - foto: Adonis Guerra/SMABCAluna participa do projeto - foto: Adonis Guerra/SMABC 
 

Publicado em: 01/07/2015

O Comitê Mundial dos Trabalhadores na Volks encerrou  na terça-feira (30) a segunda edição do programa  “A Chance to Play – O Direito de Brincar”, realizado em parceria com a ONG terre des hommes – Alemanha. No total, 94.359 crianças e adolescentes participaram de iniciativas como futebol e brincadeiras para transformação social que promovem educação, cidadania e cultura de paz. A atividade aconteceu na sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.

“Hoje tivemos a chance de brincar um pouquinho porque, desde o início do ano, as atividades foram de muita luta e resistência em nome do emprego e da retomada da economia”, declarou o presidente do Sindicato, Rafael Marques.
“O resultado  deste projeto foi muito feliz por ajudar tantas pessoas, mas ainda é perceptível ver o quanto o Brasil precisa avançar em solidariedade e inclusão. A ação dos trabalhadores na Volks é exemplo para todo o País”, prosseguiu.

Rafael, foto: Adonis Guerra
 

O CSE na montadora e vice-presidente do Comitê Mundial dos Trabalhadores na Volks, Valdir Freire Dias, o Chalita, agradeceu o apoio de todos os envolvidos e afirmou que o programa lançou 12 iniciativas sociais inéditas no entorno das quatro fábricas da Volks no Brasil.

“Brincar cria  relações, supera distanciamentos, trabalha valores como respeito e companheirismo”, destacou Chalita sobre o objetivo do Programa. Durante o evento, ainda foi lançado o ‘Guia Prático para Criar Oportunidades Lúdicas e Efetivar o Direito de Brincar’,


Para a menina Kelly Magalhães, de 8 anos, que participa de atividades do Centro Cultural Afro-Brasileiro Francisco Solano Trindade e recebeu o apoio do programa, esta é a oportunidade de fazer algo diferente. “Tenho muitos amigos que também fazem percussão, capoeira e violão comigo e não ficam mais na rua. Lugar de criança é na escola, aprendendo coisas novas todos os dias. Eu estou feliz”, concluiu.

No fim da atividade, o bloco Eureca da ONG  Meninos e Meninas de Rua e também apoiado pelo programa, mandou um recado contra a redução da maioridade penal.

1ª edição

A 1ª edição do “A Chance to Play” foi criada em 2010, no contexto da Copa do Mundo na África do Sul, e atendeu 40 mil crianças e adolescentes no país africano. Os resultados obtidos estimularam a extensão da iniciativa para as crianças brasileiras.


Da Tribuna Metalúrgica

Agência de notícias da  FEM-CUT/SP
Redação: imprensa@fem.org.brjornalismo@midiaconsulte.com.br
Editora-chefe: Viviane Barbosa - Mtb 28121
Redatora: Vanessa Barboza - Mtb 74572

Siga-nos: www.twitter.com/femcut
Facebook: www.facebook.com/fem.cutsp


•  Veja outras informações
 
SINDICATO DOS METALÚRGICOS DE MATÃO
Rua Sinharinha Frota, 798 - Centro - Cep 15990-060 - Matão / SP
Fone: (16) 3382-5944 / E-mail: atendimento@metalurgicosdematao.org.br