Fique por dentro
   

Notícias

“É uma ilusão imaginar que teremos algum ganho com a redução da maioridade penal

10/06/2015

O Ministro da Justiça se reúne com Alckmin para debate PEC da redução de 18 para 16 anos

arte: Ubes 
Publicado em: 09/06/2015

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, se reúne nesta terça-feira (9) com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), para discutir a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 171/93 que pretende reduzir a maioridade penal de 18 para 16 anos. O parecer da Comissão Especial da Câmara dos Deputados será apresentado pelo relator Laerte Bessa (PR) nesta quarta-feira (10).

Segundo Cardozo, o governo irá dialogar com setores da base do governo e com a oposição para encontrar uma contraproposta ideal para o tema. O ministro disse ainda que a proposta apresentada por Alckmin será apreciada. O governador de São Paulo propõe que a pena para crimes hediondos, como tráfico de drogas, aumente de três para oito anos.

A proposta não tem amplo apoio do ministro, que defende que para o crime de tráfico de drogas a pena não seja aumentada, mesmo se tratando de crime hediondo. “Essa proposta será analisada porque não é fácil distinguir o usuário do traficante, principalmente quando há menores envolvidos”, argumentou.

Cardozo lidera o grupo interministerial, juntamente com o ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, responsável por elaborar um estudo sobre o caso. O objetivo do governo é apresentar uma proposta que seja uma alternativa ao texto que será votado pelo Congresso.

O governo deve aproveitar projetos que tramitam no Congresso e vão de encontro às medidas defendidas pelo Planalto para dar maior agilidade ao debate.

Para Cardozo, a PEC em tramitação na Câmara é inconstitucional e não ajudará a diminuir a criminalidade dos menores infratores. De acordo com ele, a convivência dos adolescentes com os adultos irá ensiná-los novas práticas criminais e os jovens serão aliciados com mais facilidade pelas as organizações criminosas que atuam dentro dos presídios.

“É uma ilusão imaginar que nós teremos algum ganho contra violência com a redução da maioridade penal. Não há nenhum estudo científico que demonstre isso no Brasil, ou no mundo. Os estudos e as indicações são exatamente inversas”, ressaltou o ministro.

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB), quer votar a PEC 171 na próxima quarta-feira (17). Para ser votado no Senado, o texto deve ser aprovado em dois turnos pela Câmara e ter 308 votos dos 513 deputados da Casa. O mesmo deve acontecer no Senado.

Fonte: Agência PT de Notícias

 

Agência de notícias da  FEM-CUT/SP

Redação: imprensa@fem.org.brjornalismo@midiaconsulte.com.br
Editora-chefe: Viviane Barbosa - Mtb 28121
Redatora: Vanessa Barboza - Mtb 
74572
Siga-nos: www.twitter.com/femcut

Facebook: www.facebook.com/fem.cutsp


•  Veja outras informações
 
SINDICATO DOS METALÚRGICOS DE MATÃO
Rua Sinharinha Frota, 798 - Centro - Cep 15990-060 - Matão / SP
Fone: (16) 3382-5944 / E-mail: atendimento@metalurgicosdematao.org.br