Fique por dentro
   

Notícias

Colônia de Férias: “A FEM-CUT/SP transformou a vontade dos metalúrgicos em realidade”, comemora Zé Paulo

20/02/2015

O presidente da Federação, Valmir Marques, disse que o novo espaço será de lazer e também de formação política

Andréa, Biro, Paulão, Zé Paulo e Adi descerram placa da Colônia - foto: José Alfredo 
 

12 de fevereiro de 2015 é mais uma data inesquecível que entrou para a história do ramo metalúrgico cutista no Estado de São Paulo. A direção da Federação dos Sindicatos Metalúrgicos da CUT (FEM-CUT/SP) ampliou o patrimônio da categoria ao inaugurar a sua moderna e bela Colônia de Férias, na cidade de Itanhaém, localizada no litoral sul paulista. 

Cerca de 150 convidados, entre eles presidentes, diretores da CNM/CUT, da CUT/SP, dos sindicatos metalúrgicos filiados, assessores e de outros ramos cutistas, prestigiaram a festa na Colônia que teve música ao vivo, mergulhos na piscina e muita animação. O metalúrgico na Ford ABC e deputado estadual eleito pelo PT, Teonílio Monteiro, o Barba, o Secretário Geral e de Relações Internacionais da CNM, João Cayres, e a vereadora de Praia Grande, Janaína Ballaris, (PT) também participaram.



Da esquerda para direita: Adi, Paulão, Andréa, Biro, Zé Paulo e Janaina na solenidade de abertura 

Parceiros e patrimônio 
Durante a solenidade, o diretor administrativo da FEM, José Paulo da Silva Nogueira, que ao lado do presidente da Federação, Valmir Marques da Silva conduziu o projeto arquitetônico, agradeceu o apoio de todos os sindicatos metalúrgicos e dos parceiros responsáveis pela construção da obra, destacando os arquitetos, Georgia e seu pai Laurentino, e a construtora Integra. “Quando compramos este terreno, em 2012, dissemos: não podemos pensar pequeno. Representamos cerca de 250 mil metalúrgicos no Estado. Nossa categoria tinha desejo em ter essa Colônia. A Federação transformou a vontade dos metalúrgicos em realidade”, orgulha-se.

Lideranças do ramo metalúrgico enalteceram a conquista de mais um patrimônio para a Federação. “Conquistamos a nossa sede, em São Bernardo, em parceria com a nossa Confederação. Esta bela Colônia é um patrimônio de todos, principalmente, daqueles que estão no pé da máquina”, disse a Secretária da Mulher da Federação, Andréa Ferreira Souza. 

Paulo Cayres, presidente da CNM/CUT, parabenizou a direção da FEM, os sindicatos metalúrgicos e brincou com todos sobre o mormaço no auditório. “Vocês estão sentindo um forte calor agora. Do ponto de vista da luta de classes, esse ano não terá inverno. Com certeza, com o empenho da FEM em parceria da Confederação, vamos avançar mais nas lutas neste ano”, salienta.

O presidente da CUT/SP, Adi dos Santos Lima, que presidiu a Federação de 2000 a 2006, sentiu-se orgulhoso em fazer parte deste momento. “Adicionar esse patrimônio à vida da FEM é fundamental. O maior patrimônio são os seus sindicatos e trabalhadores”, relata.
 

Reconhecimento

Adi relembrou a época em que a FEM não tinha a carta sindical e, por esta razão, enfrentou muitas dificuldades. “O Dr. Oliveira, assessor jurídico, teve contribuição importante para esta conquista hoje. Ele conseguiu o reconhecimento jurídico da nossa Federação, embora ela sempre foi reconhecida politicamente. Esse capítulo da história não podemos esquecer”, acrescentou.

O dirigente, que também representou o presidente nacional da CUT, Vagner Freitas, aproveitou no final de seu discurso para convocar a militância metalúrgica para o ato da CUT no dia 13 de março. “Temos que desbancar o projeto da direita, apoiado por parte da mídia, que está em curso no nosso país e fazer valer o projeto eleito nas urnas”, finalizou, sob aplausos.

Formação 
Valmir Marques da Silva, o Biro-Biro, presidente da FEM, disse que a Colônia faz parte de um projeto ousado e de ambição da Federação. “A nossa solidariedade de classe é maior. Queremos disponibilizar este espaço para o lazer e também para a realização de cursos de formação, encontros, congressos e oficinas para todos os ramos da CUT”, frisou.

Colônia

Localizada a 100 metros da praia, na cidade litorânea de Itanhaém, no bairro Suarão, a Colônia de Férias da FEM-CUT/SP possui três mil metros quadrados e tem uma infraestrutura sofisticada, com piscina, auditório e 98 apartamentos.
No momento, ainda não está disponível para utilização em razão que ainda faltam a documentação dos bombeiros e da prefeitura local, mas em breve a Direção da Federação a colocará à disposição dos sindicatos filiados. 

Cobertura fotográfica
Acessem na principal e abaixo no Portal FEM-CUT/SP todos os momentos marcantes da inauguração. 


Viviane Barbosa, Assessora de Imprensa e Comunicação da FEM-CUT/SP - última atualização às 13h08 do dia 19/2/2015


•  Veja outras informações
 
SINDICATO DOS METALÚRGICOS DE MATÃO
Rua Sinharinha Frota, 798 - Centro - Cep 15990-060 - Matão / SP
Fone: (16) 3382-5944 / E-mail: atendimento@metalurgicosdematao.org.br