Fique por dentro
     

Notícias

Um ambiente de trabalho saudável é livre de assédio moral. Faça a diferença!

02/05/2024

DIA NACIONAL DE COMBATE AO ASSÉDIO MORAL 02 DE MAIO

 

DIA NACIONAL DE COMBATE AO ASSÉDIO MORAL

02 DE MAIO

 

O Sindicato dos Metalúrgicos de Matão vem atuando com firmeza em relação às denúncias recebidas de trabalhadores por maus tratos no ambiente de trabalho.

Nos últimos meses, as reclamações e denúncias de assédio moral aumentaram absurdamente. É inacreditável que ainda aconteça esse tipo de abuso dentro do local de trabalho. Em que época os responsáveis pelas empresas e lideranças de setores pensam que vivem?

O Sindicato denunciou várias empresas ao MPT que abriu procedimento para investigar os casos, tendo até mesmo ingressado com ação coletiva contra uma das denunciadas.

Também nas reuniões com os representantes das empresas o Sindicato tem cobrado maior efetividade no combate ao assédio moral, o que, infelizmente, parece não estar obtendo o resultado esperado.

Por outro lado, nas Assembleias esse tema vem sendo abordado com maior ênfase para conscientizar a categoria e incentivar que sejam denunciadas quaisquer formas de maus tratos e abusos.

Todas essas iniciativas do Sindicato estão sendo realizadas para que essa prática cruel deixe de existir. Vamos juntos: TODOS CONTRA O ASSÉDIO MORAL!!!

Denunciem sempre que você ou seu companheiro sofrer assédio moral. Seu anonimato será mantido.

Saiba que: Assédio Moral é toda e qualquer conduta que caracteriza comportamento abusivo, frequente e intencional, através de atitudes, gestos, palavras ou escritos que possam ferir a integridade física ou psíquica de uma pessoa, vindo a pôr em risco o seu emprego ou degradando o seu ambiente de trabalho.

Fique atento aos sinais: xingamentos, difamações, calúnias, discriminação racial, assédio sexual, ignorar a presença do trabalhador na frente dos outros; fazer críticas e brincadeiras de mau gosto ao trabalhador em público; pedir execução de tarefas com finalidade de diminuir o trabalhador perante os colegas; não atribuir tarefas; retirar-lhe instrumentos de trabalho.

O combate ao Assédio Moral é tarefa de todos nós. NÃO SE CALE, DENUNCIE.

ASSÉDIO NÃO, RESPEITO SEMPRE!

 


•  Veja outras informações
 
SINDICATO DOS METALÚRGICOS DE MATÃO
Rua Sinharinha Frota, 798 - Centro - Cep 15990-060 - Matão / SP
Fone: (16) 3382-5944 / E-mail: [email protected]