Fique por dentro
     

Notícias

Outubro Rosa: Metalúrgicas da CUT São Paulo na prevenção do Câncer de Mama

19/10/2016

As metalúrgicas da base da FEM-CUT/SP abraçaram a Campanha. "Outubro Rosa”

Por: Administrador - Publicação: 07/10/2016

 Outubro Rosa é um movimento mundial que foi criado para conscientizar o público em geral, e principalmente as mulheres, dos fatores de risco, dos fatores de proteção e das medidas de detecção precoce relacionadas ao câncer de mama. Os exames de mamografia passaram de 1,6 milhão para 2,2 milhões, no comparativo entre o primeiro semestre de 2010 e 2016. Na faixa etária de maior incidência (50 a 69 anos), o crescimento foi de 64%.

 

As metalúrgicas da base da FEM-CUT/SP abraçaram a Campanha. "Outubro Rosa” é um mês no qual se intensifica a questão da prevenção e conscientização do câncer de mama. Tudo isso pode fazer a diferença na vida de uma mulher", destaca a Secretária da Mulher da FEM-CUT/SP, Andréa Ferreira Souza.

 

Os sindicatos filiados à FEM-CUT/SP realizarão atividades relacionadas à saúde da mulher. Em Itu, no dia 28 de outubro, acontecerá a palestra “Outubro Rosa: A saúde da mulher em primeiro lugar”. Em Pindamonhangaba serão dois dias de atividades. Nos dias 20 e 27 de outubro o sindicato promoverá atividades de saúde e beleza.

 

As metalúrgicas de Taubaté lançaram um jornal temático que aborda diversos temas relacionados ao “Outubro Rosa”. A programação preparada para o período de intensificação da prevenção do Câncer de Mama está detalhada no jornal.

 

A doença está relacionada a fatores de risco, reprodutivos, hormonais e genéticos.

O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele, respondendo por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.
 
Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Estatísticas indicam aumento da sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento. Existem vários tipos de câncer de mama. Alguns evoluem de forma rápida, outros, não. A maioria dos casos tem bom prognóstico.

Se ame, se cuide! Faça mamografia e o autoexame! 

Agência de notícias da  FEM-CUT/SP
imprensa@fem.org.br

Jornalista responsável: Marina Selerges

Siga-nos: www.twitter.com/femcut
Facebook: www.facebook.com/fem.cutsp

 


•  Veja outras informações
 
SINDICATO DOS METALÚRGICOS DE MATÃO
Rua Sinharinha Frota, 798 - Centro - Cep 15990-060 - Matão / SP
Fone: (16) 3382-5944 / E-mail: atendimento@metalurgicosdematao.org.br