Fique por dentro
   

Notícias

Campanha Salarial: FEM-CUT/SP entrega aviso de greve para grupos 8 e 10

27/09/2016

Patrões não demonstram disposição para negociar pauta dos trabalhadores; A resposta da categoria é mobilização

Por: Administrador - Publicação: 27/09/2016

Foto: Marina Selerges

 
Foto: Marina Selerges

 

Após diversas rodadas de negociações da Campanha Salarial 2016 “Sem pato, sem golpe, por mais emprego e direitos”, os grupos 8 e 10 não demonstram qualquer disposição para negociar a pauta dos trabalhadores e trabalhadoras e na tarde desta segunda- feira a FEM-CUT/SP entregou os avisos de greve para ambos grupos.

“Em diversos momentos eles quiseram priorizar a pauta patronal. Percebe- se que há um viés político em não atender a pauta dos trabalhadores”, explica Luiz Carlos das Silva Dias, o Luizão, presidente da FEM-CUT/SP.

A FEM-CUT/SP, desde o início das negociações, consciente do momento econômico atual, preparou cláusulas de nenhum ou baixo impacto econômico. “A ideia central das cláusulas sociais que foram propostas é de humanizar a convenção coletiva de trabalho”, explica Luizão, “e ainda assim os representantes patronais se negaram a debate-las”, completa o presidente da FEM-CUT/SP.

Já na pauta econômica, a proposta é de congelamento dos salários por 3 anos. A bancada patronal não fez proposta. “Tanto o grupo 8 quanto o grupo 10, os negociadores defendem que 2016 acabou e que devemos pensar daqui pra frente”, lembra Luizão, “Não admitiremos isso, nas paralisações do último dia 22 de setembro, a categoria de todo o estado deu o recado que está mobilizada e disposta a lutar pelo nossos direitos”, conta Luizão.

Ataques

Durante as rodadas de negociação os ataques feitos por meio da grande imprensa tomavam corpo no discurso dos patrões. Empresários sugeriram fracionamento de férias, fim da clausula do acidentado, diminuição do valor de adicional noturno, por exemplo. “Nós percebemos que estes ataques estão cada vez mais próximos de se tornarem realidade. Nós, trabalhadores e trabalhadoras devemos estar atentos e mobilizados”, finaliza Luizão.

 

 

 

Agência de notícias da  FEM-CUT/SP
imprensa@fem.org.br

Jornalista responsável: Marina Selerges

Siga-nos: www.twitter.com/femcut
Facebook: www.facebook.com/fem.cutsp

 


•  Veja outras informações
 
SINDICATO DOS METALÚRGICOS DE MATÃO
Rua Sinharinha Frota, 798 - Centro - Cep 15990-060 - Matão / SP
Fone: (16) 3382-5944 / E-mail: atendimento@metalurgicosdematao.org.br