Fique por dentro
   

Notícias

Governo lança campanha de Carnaval pelo Fim da Violência contra Crianças e Adolescentes 2015

06/02/2015

A ação alerta para a importância de todos estarem atentos a qualquer situação suspeita durante a festividade

Arte da Campanha 
 

Foi lançada nesta sexta-feira (6) a campanha de Carnaval pelo Fim da Violência contra Crianças e Adolescentes 2015. Com o tema “Não desvie o olhar. Fique atento. Denuncie. Proteja nossas crianças e adolescentes da violência”, a campanha alerta para a importância de todos estarem atentos a qualquer situação suspeita durante a festividade.

A ministra dos Direitos Humanos, Ideli Salvatti, apontou duas ferramentas desenvolvidas para receber qualquer suspeita de violência. O Disque 100, que funciona 24 horas, de forma interruptiva e a ligação pode ser anônima, e o aplicativo para iPhone ou celular com sistema Android - Proteja Brasi, em que o denunciante será informado sobre a proximidade da delegacia, conselho tutelar ou a autoridade mais viável para dar encaminhamento a denúncia.

O ministro do Turismo, Vinicius Lages, citou o Programa Turismo Sustentável e Infância, criado em 2004, com o objetivo de sensibilizar a sociedade civil e profissionais do setor, como garçons, taxistas e representantes da rede hoteleira sobre as estratégias de prevenção e enfrentamento à exploração sexual infantil no turismo. 

Números

Quase meio milhão de denúncias de violação a crianças e adolescentes foram registradas nos últimos quatro anos no País, de acordo com dados do governo federal.

As denúncias são encaminhadas aos conselhos tutelares e às polícias Civil e Militar. Os Centros de Apoio Operacional das Promotorias de Infância e Juventude avaliam e repassam para o acompanhamento das promotorias de infância.

O Disque 100, foram registradas 91.342 denúncias sobre violação de direitos de crianças e adolescentes em 2014, com o relato principalmente de casos de negligência, violência psicológica, física e sexual.

Redação FEM com Portal Brasil 

Agência FEM-CUT/SP
Redação:
imprensa@fem.org.brjornalismo@midiaconsulte.com.br
Editora: Viviane Barbosa - Mtb 28121
Siga-nos: 
www.twitter.com/femcut


•  Veja outras informações
 
SINDICATO DOS METALÚRGICOS DE MATÃO
Rua Sinharinha Frota, 798 - Centro - Cep 15990-060 - Matão / SP
Fone: (16) 3382-5944 / E-mail: atendimento@metalurgicosdematao.org.br